Experiência se delimita com o amadurecimento. A idade é somente o número de aniversário que tivemos, é algo que marca o tempo que existimos. Idade e maturidade podem se ligar sim, mas na maioria das vezes as coisas que passamos são responsáveis por nossas atitudes, modo de pensar e teorias de vida.
Cada um tem sua filosofia de vida, um jeito de pensar. Cada um prega o que aprendeu e vive da maneira que acha melhor. O que é bom para uns pode não ser bom para os outros, por isso digo que cada um vive do jeito que acha melhor.
Orgulho não é a melhor solução de tudo, mas as pessoas tendem a ficar orgulhosas pelas coisas que passam. E a vida delimita as coisas que passamos.
O amadurecimento está fortemente ligado as lágrimas que choramos que podem aliviar a nossa alma e nos livrar do desespero. Está ligado também aos momentos que rimos, aos momentos que aprendemos com os outros. E é aprendendo que vivemos, é errando que se aprende o que é certo.
Errar é humano, mas cometer o mesmo erro mais de uma vez é insanidade. Não desistir é algo muito diferente de errar. Claro que as vezes cometemos erros quando não desistimos de algo que não está bom, que não é devidamente correto, mas que no momento e pelas circunstância parece o mais certo. Como tinha dito: “nem sempre o que é bom para mim, é bom para o próximo.”
Mesmo que seja difícil e mesmo que eu mesma não consiga aceitar, quem comete um erro merece mais uma chance. Ao ser humano cabe o perdão, mas é tão complicado perdoar. Ai que entra o orgulho novamente, o orgulho que nos faz não querer demonstrar para o próximo como ele é tão importante, que nos faz não querer dar o braço a torcer. E perdemos muito tempo com o nosso orgulho enquanto poderíamos demonstrar, expressar, falar o que sentimos. Depois pensamos sobre e a sensação que dá é de algo não devidamente aproveitado. E a dor é muito maior.
Os responsáveis pelas complicações que a vida tem somos nós, somos nós mesmos. Queremos mais do que podemos ter e não nos contentamos com o que nos foi oferecido. E quando algo está muito bom, conseguimos encontrar algum defeito. É sempre assim, é desse modo que encaramos a vida e as coisas que ela nos dá.
2 comentários:
Verdade, nunca estamos satisfeitos com nada, sempre estamos a procura da perfeição, do melhor da vida, e esquecemos o principal: viver.
Viver é experiência, e experiência é amadurecimento.
E você.. é a prova mais próxima que tenho,de amadurecimento.
Te vi crescer *-* , tanto por fora, quanto por dentro. E espero fazer sempre parte da sua vida. :D
Beijos :*
Concordo plenamente, o ser humano não se contenta com nada. Ele sempre quer mais e mais, e não mede esforços pra conseguir o que quer. E assim [como você disse] esquecemos de viver.
É, nos conhecemos há um bom tempo já e como amadurecemos. Você também é um exemplo de amadurecimento.
E espero também fazer sempre, sempre mesmo parte da sua vida.
Beeeijos.
Postar um comentário