A exposição “Thirty-Two Kilos” da fotografa alemã Ivonne Thein que se encontra no Instituto Goethe de Washington mostra fotos de garotas anoréxicas enroladas em curativos médicos.
A decisão de Ivonne ao esconder os rostos das modelos que posaram para as fotos foi para que os visitantes se focassem apenas no corpo magérrimo. Segundo a autora tais fotos são uma crítica ao padrão de beleza e ao corpo sem saúde nenhuma.
Ela comenta que também “é importante as pessoas saberem que os adolescentes podem pegar informações (sobre anorexia) na internet.” Desse modo tais imagens provocaram distintas reações para aqueles que viram.
Uns encaram de um modo assustador e não acreditam no que estão vendo. Por incrivel que pareça há aqueles que admiram, são justamente os participantes da comunidade pro-anorexia (pro-ana).
Os exageros são tantos que os adeptos da anorexia criam sites dizendo o que pode e o que não se pode fazer para emagrecer. É algo assustador, horripilante, inacreditavel. Eles dão dicas absurdas na maior cara lavada, como se fosse algo super natural.

Fico me questionando até que ponto essa compulsão por um padrão de beleza completamente sem padrão nenhum vale a pena. Sinceramente, não me sacrificaria de tal forma. Isso porque acredito que a matéria –ou seja – o corpo é algo passageiro. Mas e vocês acham o que sobre isso?
Fonte:http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/01/07/AR2009010703387.html
2 comentários:
AS vezes me pergunto: o que é a beleza? Confesso Gabi que ainda não descobri realmente o que é a beleza. O meu bonito pode ser o seu feio. Você até pode me falar sobre o tal senso comum, mas já dizia o chavão: "a beleza está nos olhos de quem vê" (Esse acento no verbo ver não caiu com a reforma. Infelizmente existem pessoas que acreditam que mulheres exageradamente magras são bonitas. O que eu vi nas imagens, são mulheres feias e com um ar doentiu, mas já dizia o poeta, "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental." Então elas que fiquem com essa falsa beleza delas.
Concordo com o carinha ai de cima, confesso, e eu sou a melhor pessoa para falar sobre este assunto pois por ser oprimido pelo sociedade pelo fato de ter sido gordo, sempre fui motivo de chacota, então entrei em depressão e emagreci nada mais nada menos que quarenta kilos...Confessoque ser igual a todos me ajudou muito à viver em harmonia com as pessoas que me rodeiam, mas não aprovo o ponto que algumas pessoas podem chegar apenas para seguir esse padrão de "beleza" imposta pela sociedade na qual todo mundo tem que ser igual a todo mundo.
Nas fotos podemos ver que essas mulheres tem um ar doentio, realmente, elas utilizam metodos nada saudaveis pra chegar a esse estado chegando a ficar um dia inteiro sem comer nada só bebendo água.
Então eu pergunto, será q vale a pena sacrificar uma coisa tão preciosa que é nossa saúde só para vestir essa mascára e tentar se encaixar nesse padrão doentio da sociedade?
Postar um comentário